quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Porto

É, estou devendo um zilhão de posts por aqui, né?

Tenho milhões de coisas do mestrado para ler/estudar/escrever e sinto que a internet me trava um pouco. Preciso entrar num ritmo melhor de estudo, preciso me adaptar ao mestrado way of thinking, porque minha mentalidade ainda é muito graduação-cadê-meu-manual. E mestrado requer estudo, pesquisa, leitura, leitura e muita - mas muita - leitura. Por exemplo: tem um livro de quase 800 folhas ~ em francês! ~ me encarando da mesa nesse momento e, voilà, internet e eu, juntas mais uma vez. Mas enfim... a saudade é grande e escrever aqui faz eu me sentir mais próxima de casa.

Dando uma olhada nos últimos posts (pra lembrar do quão [des]atualizado isso aqui estava), vi que mencionei a possibilidade de ir pra Porto com as meninas. E não é que deu certo? Decidimos ir em cima da hora, compramos as passagens de trem e reservamos um hostel baratinho (e surpreendentemente bom, sobretudo pelo preço!)... e foi bem legal. Ó nós quatro aí =)

Eu, Mila, Déa e Margô - Jardim do Palácio de Cristal

Confesso que não estava nenhum pouco empolgada em conhecer Porto.  No que dependesse exclusivamente de moi, iria pra Salamanca fácil fácil (já que os custos eram bem similares). Achava que Porto era uma cidade sem grandes atrativos e que super dava pra dispensar do roteiro. Feliz engano o meu! Me apaixonei pela cidade... e hoje sinceramente não sei se não a considero até mais bonita que Lisboa. 


Achei a cidade lieeenda, romântica, alegre... e tem pontos imperdíveis mes-mo. Um dos meus preferidos - pasmem! - foi uma livraria. O nome é Lello e é bem conhecida lá, ponto turístico mesmo... por fora, nada demais, mas por deeentro... que lugar lindo! Super me senti na loja do Olivaras (varinhas mágicas, Harry Potter, oi?), super linda mesmo e pra fingir que sou uma mocinha estudiosa comprei até um livro de direitos humanos.

No primeiro dia em que chegamos, caía uma chuva torrencial. Minha vontade era entrar na arca de Noé e voltar pra Coimbrar, porque turistar com chuva é chato demais. Daí aproveitamos pra conhecer a livraria, já que era um ambiente fechado mesmo e, de noite, fiz um pacto com São Pedro, jurando amor eterno caso fizesse sol no dia seguinte. E, quando acordei, touché, sol brilhando lá fora =) tanto sábado quanto domingo foram dias lindos e super amo São Pedro forever. 

Fizemos passeio de barco, andamos pela Ribeira e por vários pontos turísticos da cidade. Daí de noite fomos pra um café/bar chamado Piolho D'Ouro, que é bem tradicional e movimentado lá. Tomamos finos, sangria e comemos francesinha - prato tradicional de Porto - que estava uma delícia, btw. Depois encontramos uns amigos da Mila que estão a estudar em Porto e fomos todos para uma Galeria que fica bem ao lado... que era um lugar mais animadinho e que tocava músicas bem legais, tipo U2, The Cure & co.

Piolho D'Ouro
Galeria - Brasucas reunidos :)

Daí no dia seguinte fizemos mais um passeioszinhos de turistas e, claro, o que não podia faltar: caves de vinho do Porto. Visitamos uma e, ao final, super fomos obrigadas a fazer degustação porque né? Longe da gente fazer desfeita =) descobri que gosto de vinho do Porto... se bem que isso já era de se esperar.

Pode tomar vinho no café da manhã?
 Resumo da ópera: se vierem à Portugal e tiverem um tempinho, super recomendo Porto. É uma cidade na qual, se Deus quiser, voltarei. Seja com o papai e a mamãe - porque achei super a cara deles! - seja na minha lua-de-mel - porque achei fofa e romântica - mas um dia eu hei de voltar :)

Saudades imensas
Besos, besos, besos.

3 comentários:

  1. Linda as fotos, abranda minha saudade te ver tão feliz.
    Tambem não imaginava que Porto fosse tão legal.
    Vamos juntos sim, visitar Porto.
    Bjs
    LOVE
    Clarice

    ResponderExcluir
  2. Em março, avec moi, serve? HAHAHA

    ResponderExcluir